top of page
Celmira Macedo.JPG

Celmira Macedo

Criadora da Metodologia EKUI

Celmira Macedo é doutorada em educação inclusiva pela universidade de Salamanca e Professora convidada e investigadora na Faculdade de Psicologia e Ciências Sociais da Universidade Católica em Braga. É Especialista em inovação e empreendedorismo social pelo INSEAD (Fontainebleau, Paris).
Acha que é a ensinar que se aprende. Dá palestras em todo o mundo e capacita pais, professores e terapeutas (incluindo no ensino universitário) há mais de 25 anos. Criou escolas para pais e escreveu um livro para os ajudar, enquanto cuidadores informais, a lidar emocionalmente com a diversidade dos filhos.
Fundou várias respostas sociais para Pessoas com deficiência e suas famílias e outras tantas iniciativas de inovação e empreendedorismo social, disruptivas e inovadoras, sendo por isso, uma referência na área da Economia Social.
Tem a empatia no ADN, tal como o vício do inconformismo e coloca estes super poderes ao serviços dos outros, o que já lhe valeu dezenas de reconhecimentos nacionais e internacionais: foi considerada um dos “Heróis do ano” pela Revista Visão (2012); Troféu Português do Voluntariado (2014); Personalidade do ano na área da Economia Social pela CASES (2016); Empreendedora social do ano pelo INSEAD (2016), entre outros. É uma ASHOKA Fellow desde novembro de 2021. Foi reconhecida pela Euclid Network, da União Europeia em março de 2023, como uma das "Top 100 Women in Social Enterprise".
Apaixona-se facilmente por problemas e defende que para (quase) tudo há uma solução, por isso criou a EKUI. Uma metodologia que está a transformar a forma como as crianças aprendem e se relacionam através da empatia e da inclusão, reconhecida pela HundrED, na Finlândia, como uma das 100 melhores e mais impactantes inovações educativas do mundo.
Não tem a pretensão de mudar o mundo, mas acredita que pode mudar as crianças e essas, essas vão mudar o mundo.

bottom of page