Angela Maiers
Angela Maiers é considerada uma das líderes de pensamento mais influentes da atualidade na Educação Mundial e no pensamento transformador.
É justo dizer que quando a ouvimos, não deixa ninguém indiferente e vamos, felizmente, sentir e experienciar um omento único, no SUPERTABi.
Mais recentemente, foi nomeada pela Forbes como uma das 5 principais empreendedoras e pela IBM como uma das 20 mulheres mais influenciadores no mundo, entre 100 das mulheres mais reconhecidas no mundo da tecnologia.
É autora de 9 livros sobre educação, incluindo os sucessos Genius Matters e Classroom Habitudes.
Palestrante muito requisitada e de renome internacional em conferências, organizações, escolas e comunidades em todo o mundo.
O foco de Angela é transformar as pessoas que ela alcança para desencadear uma mudança no comportamento e nas ideias que irão extrair o potencial de cada um e resultar num impacto positivo no mundo.
Pedagoga há mais de 30 anos, o trabalho reconhecido de Angela Maiers em 78 mil salas de aula em 100 países diferentes, nos quais reuniu mais de um milhão de crianças que se uniram para lançar 170 empresas sociais e aprovar 17 leis. Em 2011, fez uma TEDTalk sobre o poder de duas palavras simples: You Matter, e o vídeo tornou-se viral. O resultado foi o início de um movimento que se tornou numa organização global sem fins lucrativos, a Choose2Matter.
Como Fundadora, a missão de Angela é ajudar os indivíduos a reconhecerem o seu valor e contribuição potencial para mudar as suas próprias vidas e o mundo. Nos últimos anos, a Choose2Matter evoluiu para um movimento que apoia pais, professores, funcionários e membros das forças armadas em todos os lugares.
Angela é bacharel em Ciências da Educação e com especialização em Neurociências pela Universidade de Iowa e completou a licenciatura e pós-graduação na Drake University em Des Moines, Iowa.
Angela possui dois mestrados em Alfabetização e Liderança Educacional e hoje mora em Lone Tree, Colorado, nos Estados Unidos da América.
Tammie Schrader
Tammie Schrader é coordenadora e consultora de Educação e Ciências da Computação no Northeast Washington Education Service, no Estado de Washington. Tammie supervisiona 59 escolas públicas na implementação de ciências da computação, nos Estados Unidos da América. Recentemente, Tammie trabalhou com o Departamento de Educação e foi convidada e palestrante na Education Games Expo em Washington D.C. Foi também oradora convidada no White House Game Jam em 2014, que foi patrocinado pelo Departamento de Educação e pela Casa Branca. Desde então, é presença assídua como oradora convidada na Casa Branca sobre os temas das Ciências da Computação, Jogos, Avaliação e Tecnologia.
Foi moderadora e palestrante convidada nas conferências SciC is Cool e trabalha no desenvolvimento profissional de docentes para a Washington Education Association sobre Ciência, STEM, bem como Aprendizagem Baseada em Jogos. Tammie foi professora de ciências na Cheney Middle School, em Cheney, Washington, durante 15 anos, nas disciplinas de Ciências da Vida, Programação de Computadores, Programação de Jogos, Robótica, além de formar as Equipas das Olimpíadas das Ciências, o Clube de Robótica, a Equipa SeaPerch, bem como os Futuros Líderes Empresariais da América na sua escola secundária. Tammie tem um bacharelato em Educação, uma licenciatura em Biologia e um mestrado em Educação e Ensino de Alunos de Risco.
Atualmente, é também Professora Adjunta de métodos científicos na Whitworth University. Em 2013, Tammie foi selecionada como Hope Street Fellow, trabalhando em políticas educativas relacionadas com programação, em sala de aula. Também recebeu uma bolsa da National Science Foundation trabalhando com Jogos e Vídeo Jogos Educativos, em sala de aula.
Tammie recebeu mais de 50 bolsas para integrar tecnologia e práticas inovadoras. Tammie foi selecionada como professora bolsista do Departamento de Educação em 2008-2009. Tammie trabalhou para a ACTS (Academia Criar Professores Cientistas) no Laboratório Nacional Battelle Northwest durante vários anos durante o verão. Ela é certificada pelo Conselho Nacional em Ciências da Primeira Adolescência. Tammie passou os primeiros 7 anos de sua carreira no sul da Califórnia a trabalhar no Programa de Foguetão Espacial da Rocketdyne International.
Nancy Mangum
Nancy Mangum é Consultora de Educação nos EUA, autora, palestrante internacional e cofundadora da Leading EDge Learning. Nancy é uma apaixonada por ajudar professores a criar experiências de aprendizagem que atendam às necessidades de todos os alunos. Os principais objetivos da aprendizagem EDge incluem o desenvolvimento de programas inovadores de ensino básico e secundário usando uma abordagem aprofundada que se foca na parceria com escolas para compreender os problemas emergentes, operacionalizar mudanças eficazes e elevar o conhecimento adquirido para apoiar as escolas.
Nancy foi Diretora Associada de Programas de Aprendizagem Profissional no Friday Institute for Educational Innovation da NC State University. O seu trabalho no Instituto envolveu a construção de programas abrangentes para líderes escolares e distritais que incluíam desenvolvimento de liderança e planeamento estratégico.
Nancy é coautora do livro Leadership in Personalized and Digital Learning: A Framework for Change, publicado pela Harvard Educational Press e traz um profundo conhecimento sobre currículo, pedagogia e tecnologia instrucional, com experiências anteriores como professora de tecnologia educativa.
Mitch Weisburgh
Mitch ajuda organizações a terem sucesso no setor educativo. Mitch é COO da 3DBear Inc, a uma divisão nos EUA da empresa finlandesa de AR/VR 3DBear OY, onde trabalha com professores de todo o mundo em estratégias para usar AR e VR para envolver e motivar alunos de todas as idades.
Mitch foi cofundador da Academic Business Advisors em 2005, que ajuda organizações a desenvolver estratégias de negócios para alinhar seus produtos e serviços com a forma como as decisões de compra são tomadas e a tecnologia é usada em escolas e distritos para que possam escalar e fazer a diferença para crianças e professores.
Em 2014, Mitch cofundou o Edchat Interactive com Tom Whitby e Steve Anderson, um serviço para partilhar melhores práticas entre professores através de eventos interativos online ao vivo.
Em janeiro de 2015, Mitch cofundou a organização sem fins lucrativos Games4Ed com Larry Cocco, para facilitar colaborações entre professores, investigadores, programadores de jogos, editores e políticos para promover o uso de jogos e outras estratégias imersivas nas escolas.
Mitch trabalhou no conselho da Ed-Tech Industry Network (ETIN) da SIIA de 2012 a 2019, e foi copresidente de 2015 a 2016 e foi presidente em 2019.
Mitch escreve no blog PILOTed sobre formas de inspirar a mente a aprender.
Desde 2018 que Mitch cria conteúdo e ensina Mindshifting e Sensemaking. Persistência, iniciativa própria, pensamento crítico, pensamento criativo e inovação, colaboração, comunicação e os seus opostos, todos começam na mente. Quando aprendemos a reconhecer como é que a mente opera em cada uma dessas esferas e depois aprendemos a mover as mentes para estruturas mentais engenhosas, fazemos mais e recuperamos mais rapidamente de conflitos, obstáculos imprevistos e respostas emocionais prejudiciais.
Se estiverem interessados em saber o que Mitch fez antes de 2005, ofereça-lhe um copo de vinho e pergunte.
Carlos Fiolhais
Nasceu em Lisboa, em 1956.Licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra (1978) e doutorou-se em Física Teórica na Universidade Goethe, Frankfurt (1982). É professor catedrático de Física da Universidade de Coimbra, aposentado desde 2021. Foi professor convidado em universidades do Brasil e EUA. É autor de vários livros pedagógicos e de divulgação científica e de numerosos artigos científicos, pedagógicos e de divulgação, um dos quais o artigo mais citado de sempre de autores em Portugal. É autor de mais de 60 livros, alguns traduzidos em várias línguas. Ganhou os Prémios: Mérito do Ministério da Ciência e Tecnologia (2021), José Mariano Gago da SPA (2018), Ciência Viva-Montepio (2017), o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência da SIC (2005), a Ordem do Infante D. Henrique (2005), Inovação do Forum III Milénio (2006) e Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora (2006). Foi director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Coordenador da área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos e director do Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, que fundou. Dirige a colecção Ciência Aberta da Gradiva e a Secção de História da Ciência da Sociedae Portuguesa de Física. Tem intervenção frequente nos media (SIC, Rádio Observador, Correio da Manhã, Jornal de Letras, etc.).
David Rodrigues
Professor de Educação Especial, obteve o doutoramento na Universidade de Lisboa. Lecionou em universidades portuguesas e estrangeiras (Bélgica, Brasil e China) e cessou a sua carreira docente em 2015 como Professor Catedrático. Trabalhou em projetos internacionais para a UNESCO, UNICEF e Humanité & Inclusion sobre temáticas de Direitos Humanos e Inclusão Social e Educativa. É conferencista convidado em países da Europa, África, Ásia, América do Norte e do Sul. Publicou 32 livros e dezenas de artigos em revistas da especialidade. É fundador da ONG Pró-Inclusão, foi seu Presidente (2008-2020) e é diretor da Revista “Educação Inclusiva”. Recebeu em 2017 o “Prémio de Excelência de Liderança Internacional” pelo Council for Exceptional Children – DISES (EUA), em 2020 foi galardoado com a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos pela Assembleia da República e em 2023 foi condecorado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública. É membro, desde 2015, do Conselho Nacional de Educação.
Luís João
Luís João é atualmente Head of Public Sector na Google Cloud em Portugal, desde 2021.
Assumiu anteriormente funções de responsável pelas áreas de Enterprise Security e Modern Workplace na Microsoft Portugal, com mais de 10 anos de experiência nas áreas de segurança, mobilidade e produtividade. Exerceu também o cargo de responsável pela pré-venda da plataforma de colaboração da Microsoft.
Licenciatura e Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico.
Isabel Rangel
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas via ensino, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui um MBA em Gestão de Empresas pela Atlântico Business School. Desempenhou funções como professora de Português e Francês no Ensino Básico e Secundário e integra os quadros da Porto Editora desde 1999, tendo estado envolvida no desenvolvimento do projeto Escola Virtual desde a sua origem.
Desde 2015 assume a função de diretora adjunta do Centro Multimédia da Porto Editora e coordena as equipas de Gestão de Conteúdos, Gestão de Operações e Marketing com vista ao crescimento das soluções digitais para a Educação.
Apaixonada pela Tecnologia e pela Educação, procura diariamente soluções inovadoras que apoiem as comunidades educativas na sua missão.
Marisa Afonso
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma pós-graduação em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho. Desempenhou funções como professora de Filosofia e Psicologia no ensino secundário e integrou os quadros da Porto Editora em 2000, como gestora de conteúdos, com responsabilidades no site sitiodosmiudos.pt e na plataforma de e-learning Escola Virtual.
Em 2007, assumiu funções como responsável pela formação de professores. Enquanto formadora acreditada nas áreas de Tecnologia e Comunicação Educativa e Tecnologias Educativas (e-learning), está envolvida em vários projetos educativos em instituições de ensino, municípios e, mais recentemente, no projeto-piloto de desmaterialização de manuais escolares.
A Academia Virtual (www.academia.pt), da qual é coordenadora pedagógica, surge em 2019 disponibilizando uma oferta formativa de qualidade em e-learning dirigida a professores e a todos aqueles que sentem vontade de aprender mais e de atualizar as suas competências.
Walter Junior
Walter dos Santos Oliveira Júnior. Doutorando e Mestre em computação aplicada, Especialista em Tecnologia para Educação. Professor de Inovação e Gestão da UFPA. CEO da Inteceleri Tecnologia para Educação, uma Startup Google Partner for Education e residente do PCT- Guamá (Sectet). Autor da metodologia e do App Matematicando. Criador do MiritiBoard VR, o óculos de realidade virtual 100% sustentável e mais recente autor da metodologia e do App do GeoMeta: Aprenda geometria no metaverso para auxiliar no ensino e aprendizado da geometria utilizando ambiente virtual.
Micael Sousa
Engenheiro Civil, licenciado em História, mestre em Energia e Ambiente e também em Estudos do Património. Doutorando em Planeamento do Território. Investigador do Centro de Investigação do Território, Transporte e Ambiente (CITTA), dedicando-se à aplicação de jogos sérios para apoio a processos colaborativos e de tomada de decisão. Investigador do University College Dublin em jogos aplicados. Membro da ISAGA, Ordem dos Engenherios e direção da Sociedade Portuguesa de Ciência de Videojogos (SPCV). Professor convidado de design de jogos/processos na Universidade Lusófona, Politécnico de Leiria e IADE – Creative University. Desenvolveu vários projetos de utilização de jogos para fins sérios, entre eles: UrbSecurity, Gym2beKind (Fundação Gulbenkian), FFMS, Flavour Game (FCT/Universidade de Aveiro), Sistemas de Participação (Labx-AMA). Vencedor do prémio nacional formador do ano em 2019 pelo uso de jogos em contexto de formação. Formador creditado pelo CCPFC. Cronista do P3 e criador do canal “Jogos no Tabuleiro”: www.youtube.com/@JogosnoTabuleiro. Projetos disponível em: www.msseriousgames.com
Samanta Moura
Samanta Moura é uma sonhadora que gosta de olhar para dentro da caixa e pensar fora dela.
Licenciada em Ensino Básico – 1º ciclo, com pós-graduação em “TIC em Contextos de Aprendizagem”, pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Atualmente, desempenho as funções de adjunta do diretor pedagógico, coordenadora da Educação Inicial, professora do 1º ciclo e mentora do Projeto “Sou +”, no Colégio de Gaia. Tem formação nas áreas de Supervisão Pedagógica, Filosofia com Crianças, Gestão de Conflitos com Inteligência Emocional e Lego Serious Play, Treino Avançado em Inteligência Emocional, Coaching Educativo e Play Based Learning. Procura explorar e aplicar práticas pedagógicas inovadoras, com recurso a metodologias ativas, revela um enorme interesse por ambientes inovadores e novas tecnologias e é uma apaixonada pelas áreas do Pensamento Crítico, do Design Thinking e da NeuroEducação. Devido ao trabalho desenvolvido com os seus alunos, enquanto docente do 1.º ciclo, já foi convidada como oradora, para partilhar a sua experiência, em algumas palestras alusivas à temática da Inteligência Emocional, e a dar uma entrevista para o Projeto de Investigação "Perspetivas sobre a Felicidade - Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU)", desenvolvido no CEFi da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Acredita que a escola tem de ser, acima de tudo, um lugar feliz.
Sérgio Lino
Tem uma Licenciatura em Ensino Básico com variante de educação física, assim como uma Licenciatura em Educação Física e Desporto. Sérgio Lino é mestre em Ciências da Educação Física e Desporto, com uma especialidade em Educação Física Escolar.
Tem uma Pós-graduação em Gestão de Empresas e outra Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos.
Realizou e concluiu um MBA em Gestão de Empresas e é atualmente Professor de Educação física e o Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Ensino Alfacoop.
Helton Arruda
Helton é um reconhecido Ex Atleta profissional e Fundador do Projeto A BALIZA E TUA.
Além disso é o Fundador da Banda H1 e é, atualmente, Embaixador da Liga Portugal e Embaixador do ABC da bola.
Também é Sócio na Empresa Impakto Publicidades e Sócio Gerente na Empresa H1 Produções.
É ainda o CEO na Empresa GENIUS LAB.
José Alberto Lencastre
José Alberto Lencastre é Professor Auxiliar no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Fez o seu doutoramento com uma tese sobre Educação Online. Desenhou, desenvolveu e implementou um Ambiente Virtual de Aprendizagem com recursos diversificados para apoiar uma Abordagem Invertida do Ensino e Aprendizagem Online.
Interesses de ensino e de investigação incluem a compreensão das oportunidades para melhorar os processos de ensino e de aprendizagem através de práticas de inovação pedagógica com enfoque nas metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais.
É membro do Centro IDEA-UMinho - Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Minho. O Centro IDEA-UMinho tem como objetivo apoiar os professores na promoção da aprendizagem dos estudantes. Com a colaboração da academia, procura estimular a inovação no ensino e na aprendizagem em múltiplos contextos, dentro e fora da sala de aula. Em diálogo com as Unidades Orgânicas, o Centro IDEA-UMinho propõe uma oferta formativa regular, promove e dinamiza concursos de projetos, e dissemina práticas de qualidade nos vários contextos de ensino e aprendizagem. Adicionalmente, participa em fóruns e projetos (inter)nacionais, apresentando a docência da Universidade do Minho ao exterior e trazendo para a Universidade as abordagens e os recursos mais atuais.
Marco Bento
Marco Bento é natural de Coimbra. Licenciou-se em Ensino Básico – 1.º Ciclo, pela Escola Superior de Educação de Coimbra, em 2003. Tem uma Pós-graduação em TIC e um Mestrado em TIC, na especialização de Comunicação Multimédia, desde 2013.
Ganhou uma Bolsa de Mérito Académico pelo seu percurso no Ensino Superior, em 2015.
Tem tido o reconhecimento internacional com prémios europeus, que reconhecem a melhor investigação na área das práticas pedagógicas com utilização do digital com crianças (2016) e sobre Ambientes Educativos Inovadores mediados por tecnologia (2018).
Desde 2014, tornou-se autor e responsável por diversas formações, workshops e comunicações sobre a utilização de dispositivos móveis e novos cenários de inovação pedagógica mediados por tecnologia em contexto educativo (mobile learning, ubiquitous learning, flipped learning, gamification, game based learning, project based learning, spaced learning, colaborative and cooperative learning scenarios,…).
Atualmente, é professor na Escola Superior de Educação de Coimbra e investigador integrado em tecnologia educativa e formação de professores / práticas pedagógicas no Núcleo de Investigação, Educação, Formação e Intervenção (NIEFI - ESEC) e investigador integrado no Centro de Investigação e Inovação em Educação (InED) da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, assim como investigador em tecnologia educativa no Centro de Investigação em Educação, da Universidade do Minho.
É investigador do Grupo de Pesquisa e Formação de Professores e Tecnologias Educacionais da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro e Lidera o Núcleo de Investigação e Pesquisa de Tecnologia Educativa Luso-Brasileiro - NIPTecEDU, desde janeiro de 2023.
É também consultor pedagógico e diretor pedagógico do Colégio Santa Eulália, em Santa Maria da Feira, reconhecida como a primeira e única escola de referência da Google For Education, em Portugal.
Atualmente é coordenador do Projeto de Investigação Europeu STEAMing Ahead: Moving the STEAM Approach forward through teacher-led cooperation e co-investigador em mais 8 projetos europeus.
Coordena desde há 8 anos o Projeto SUPERTABi (transformar as práticas pedagógicas através do uso de modelos pedagógicos centrados no aluno e mediados por tecnologias móveis, potenciando os novos espaços de aprendizagem), assim como Coordena os Encontros sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi para discutir as três dimensões de investigação: pedagogia, tecnologia e espaço de aprendizagem.
Celestino Magalhães
Mestre em Sistemas de Informação e em TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação: Especialização Multimédia.
Interesses de Investigação no domínio do uso criativo de vídeo em Educação e na edição de vídeo com smartphones e tablets enquanto estratégia pedagógica para a compreensão de conceitos complexos em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).
Professor na Pós-Graduação em TIC: Tecnologias Educacionais Novas Formas de Aprender em ISP Jean Piaget de Benguela.
Investigador em Tecnologia Educativa no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho.
Professor Adjunto no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia.
Coordenador do Programa Piaget Online.
Coordenador da Pós-graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação: Ecossistemas Híbridos de Aprendizagem no Instituto Piaget.
Investigador no projeto EPRIS – e-learning em contexto prisional.
Colaborador da RECI - Research in Education and Community Intervention.
Colaborador de Programação e Robótica no Colégio de Santa Eulália, Google For Education 1st Reference School Portugal.
Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua na área de Tecnologias Educativas no Ministério da Educação e Ciência.
Co-leader do Google Educator Group GEG SUPERTABi Portugal.